sábado, 4 de março de 2017

Pedra, Papel, Tesoura: O Metagame atual do LoL


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Os ADCS estão atualmente na pior posição na cadeia alimentar atual do LoL. Não dão dano, são papéis e ainda trazem pouca utilidade para o time. Os jogadores já nos apelidaram de 'ajudantes de çuporte'. Se você quiser entender a piadinha, continua lendo ai...

Neste post eu irei fazer uma análise da Botlane em si e depois irei levar essa analise como um todo para o mapa completo, ou seja, como os ADCs se FERRAM quando o jogo começa a sair da lane phase, o 2x2, para o 5x5.



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Se você está lendo isso, é porque o CBLoL de hoje já acabou, e se eu estiver com sorte, houveram aquelas piadinhas dos comentaristas sobre o atual estado dos ADC's e sua impotência.

Já aviso que esse post é um pouco mais longo que o usual, com uma análise sobre o Meta Game atual, com um foco na Botlane. Se você quiser ler um pouco sobre o metagame atual do jogo, continua comigo.

Primeiro, podemos definir o role ADC, como o nome já diz, um carry de dano físico. Para entender um pouco mais, devemos saber a posição dos players no Summoners Rift:

  • Mid lane e Top Lane: 2 lanes solo, uma no meio para influenciar os dois lados do mapa e 1 isolada no top, já que o objetivo do começo, o dragão, fica na parte debaixo do mapa.
  • Jungle: O role de ‘dar as calls’, o comandante do seu time no Early-Mid game. Também é essencial para controlar visão e ter agressividade.
  • Botlane: 2 jogadores, posicionados para poder ter um poder de contestação maior perto do dragão.
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Esse é o panorama 5x5 do LoL. A combinação mais efetiva dentro da Botlane que se conseguiu foi um atirador e um suporte, sendo muito mais forte que qualquer  outra combinação e o LoL se desenvolveu sobre essa combinação Européia de papéis dos campeões.

Antigamente os ADCs possuíam muito mais poder de fogo, precisando de apenas um item para ser efetivo e dois para ser mortal, enquanto hoje, uma Jinx/Sivir/Tristana precisa de 3 itens para conseguir arranhar um Maokai/Shen/Nautilus.

Se levarmos em conta os jogos da semana anterior ao carnaval do CBLoL, vemos que os atiradores TOP PICK (VARUS/JHIN/EZREAL) possuem como maior trunfo HABILIDADES FORTES por si só, mas não steroids(uma magia que melhora seus status de ataque básico, como o Q da Tristana), uma palavra esquecida atualmente e que já foi muito famosa no LoL.

Se compararmos o meta atual ao de algumas seasons antigas, como a S2, poderíamos ver o graves antigo, com seu E steroid de attack speed, o Corki ADC que possuía uma forte passiva steroid de true damage escalável com AD embutida no seu auto ataque e a Tristana com seu range escalável e seu Q aumentando velocidade de ataque, tornando-a um monstro só rivalizada pela Vayne no late game.
Partindo dessa análise, podemos concluir que a Botlane provavelmente não mudará do seu esquema Marksman e Suporte, essa dupla é quase imbativel no Bot versus Bot, porém, está ‘fraca’ em comparação ao resto dos roles.
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O meta atual é constituido basicamente por um Tanker no top, um Assassino na jungle, um campeão de burst(Mago ou Assassino) no MID e a Botlane clássica.

Agora, se carregarmos essa analise das duas ‘classes’ de ADC’s para o 5x5, veremos alguns fatos. Em Primeiro, os ADCs, sejam os ADC's casters ou os de ataque básico são burstados 100%-to-0% pelo MID(Syndra, Cassiopeia, Jayce, Zed)/JG(Rengar, Kha’Zix, Graves) facilmente, estando bem posicionado ou não.  Também possuem dificuldade para kitar um tank (Maokai/Shen/Nautilus) com o talento Coragem do Colosso, sendo extremamente dificil assim que tomar um engage, sair vivo sem gastar um Flash.

Porém, é óbvio que para os ADC’s “casters” é mais fácil sobreviver a um METAGAME desse. O Jhin, acho que o único ADC ainda forte, por assim dizer, possui um enraizamento com um alcance grande em seu W, um ultimate com um alcance maior ainda e possui um dano médio relativamente alto. O Varus possui um atordoamento no seu ultimate e um alcance e poder de poke enorme em seu Q, com um dano relativamente alto se não estiver jogando atrás. O Ezreal possui um poke forte com cooldown baixo e um kite bom com a Manopla dos Glacinatas, além de um ultimate global e um escape, com um dano bom se não estiver jogando atrás.
OPK x RED pelo CBLoL

Se abrirmos o champion.gg, um site de estatísticas de jogos ranqueados do LoL, da liga Platina e acima, e cruzarmos alguns dados, podemos olhar a estatística comprovando a teoria:



  1. Os 3 ADC’s mais pickados são Jhin, Varus e Ezreal, respectivamente.
  2. Se olharmos a média de dano realizado de todos os champions, o primeiro ADC que aparece é o Varus em 15º. Lá embaixo.
  3. Se olharmos a média de dano entre os Botlanes, o primeiro é o Kog’Maw, depois o Ziggs e depois o Varus. Vale lembrar que o Kog’Maw é um champion imóvel(sem escape) e sem CC, e cai facilmente nos defeitos citados, por isso seu play rate é 14º.
Não acredita em mim? Confere ai: https://goo.gl/gRPnWI

Porém, ainda há esperanças para nós, Main ADC. A Riot já anunciou que está trabalhando no patch da classe dos Tanks. Foram anunciados rework em vários champions, até mesmo alguns clássicos como a Leona e o Amumu. Você acha que a Riot vai dar conta de reintroduzir os ADC's em uma posição boa no jogo sem acabar com os Tanks, tão OP no momento? 

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