Os ADCS estão atualmente na pior posição na cadeia alimentar atual do LoL. Não
dão dano, são papéis e ainda trazem pouca utilidade para o time. Os jogadores já nos apelidaram de 'ajudantes de çuporte'. Se você quiser entender a piadinha, continua lendo ai...
Neste post eu irei fazer uma análise da Botlane em si e
depois irei levar essa analise como um todo para o mapa completo, ou seja, como os
ADCs se FERRAM quando o jogo começa a sair da lane phase, o 2x2, para o 5x5.
Se você está lendo isso, é porque o CBLoL de hoje já acabou, e se eu estiver com sorte, houveram aquelas piadinhas dos comentaristas sobre o atual estado dos ADC's e sua impotência.
Já aviso que esse post é um pouco mais longo que o usual, com uma análise sobre o Meta Game atual, com um foco na Botlane. Se você quiser ler um pouco sobre o metagame atual do jogo, continua comigo.
Primeiro, podemos definir o role ADC, como o nome já diz, um carry de dano físico. Para entender um pouco mais, devemos saber a posição dos players no Summoners Rift:
- Mid lane e Top Lane: 2 lanes solo, uma no meio para influenciar os dois lados do mapa e 1 isolada no top, já que o objetivo do começo, o dragão, fica na parte debaixo do mapa.
- Jungle: O role de ‘dar as calls’, o comandante do seu time no Early-Mid game. Também é essencial para controlar visão e ter agressividade.
- Botlane: 2 jogadores, posicionados para poder ter um poder de contestação maior perto do dragão.
Esse é o panorama 5x5 do LoL. A combinação mais efetiva
dentro da Botlane que se conseguiu foi um atirador e um suporte, sendo muito mais forte que qualquer outra combinação e o LoL se
desenvolveu sobre essa combinação Européia de papéis dos campeões.
Antigamente os ADCs possuíam muito mais poder de fogo,
precisando de apenas um item para ser efetivo e dois para ser mortal, enquanto
hoje, uma Jinx/Sivir/Tristana precisa de 3 itens para conseguir arranhar um
Maokai/Shen/Nautilus.
Se levarmos em conta os jogos da semana anterior ao carnaval
do CBLoL, vemos que os atiradores TOP PICK (VARUS/JHIN/EZREAL) possuem como maior trunfo HABILIDADES FORTES por si só, mas não steroids(uma magia que melhora
seus status de ataque básico, como o Q da Tristana), uma palavra esquecida
atualmente e que já foi muito famosa no LoL.
Se compararmos o meta atual ao de algumas seasons antigas,
como a S2, poderíamos ver o graves antigo, com seu E steroid de attack speed, o
Corki ADC que possuía uma forte passiva steroid de true damage escalável com AD
embutida no seu auto ataque e a Tristana com seu range escalável e seu Q aumentando velocidade de ataque, tornando-a um monstro só rivalizada pela Vayne no late game.
Partindo dessa análise, podemos concluir que a Botlane
provavelmente não mudará do seu esquema Marksman e Suporte, essa dupla é quase imbativel no Bot versus Bot, porém, está ‘fraca’ em comparação ao resto dos
roles.
O meta atual é constituido basicamente por um Tanker no top, um Assassino na jungle, um campeão de burst(Mago ou Assassino) no MID e a Botlane clássica.
O meta atual é constituido basicamente por um Tanker no top, um Assassino na jungle, um campeão de burst(Mago ou Assassino) no MID e a Botlane clássica.
Agora, se carregarmos essa analise das duas ‘classes’ de ADC’s
para o 5x5, veremos alguns fatos. Em Primeiro, os ADCs, sejam os ADC's casters ou os de ataque básico são burstados 100%-to-0% pelo MID(Syndra, Cassiopeia, Jayce, Zed)/JG(Rengar,
Kha’Zix, Graves) facilmente, estando bem posicionado ou não. Também possuem dificuldade para kitar um tank (Maokai/Shen/Nautilus) com o talento Coragem do Colosso, sendo extremamente dificil assim que tomar
um engage, sair vivo sem gastar um Flash.
Porém, é óbvio que para os ADC’s “casters” é
mais fácil sobreviver a um METAGAME desse. O Jhin, acho que o único ADC ainda forte, por assim dizer, possui um enraizamento com um alcance grande em seu W, um ultimate com um alcance maior ainda e possui um dano médio relativamente alto. O Varus possui um atordoamento no seu ultimate e um alcance e poder de poke enorme
em seu Q, com um dano relativamente alto se não estiver jogando atrás. O Ezreal
possui um poke forte com cooldown baixo e um kite bom com a Manopla dos Glacinatas, além de um
ultimate global e um escape, com um dano bom se não estiver jogando atrás.
OPK x RED pelo CBLoL |
Se abrirmos o champion.gg, um site de estatísticas de jogos ranqueados do LoL, da liga Platina e acima, e
cruzarmos alguns dados, podemos olhar a estatística comprovando a teoria:
- Os 3 ADC’s mais pickados são Jhin, Varus e Ezreal, respectivamente.
- Se olharmos a média de dano realizado de todos os champions, o primeiro ADC que aparece é o Varus em 15º. Lá embaixo.
- Se olharmos a média de dano entre os Botlanes, o primeiro é o Kog’Maw, depois o Ziggs e depois o Varus. Vale lembrar que o Kog’Maw é um champion imóvel(sem escape) e sem CC, e cai facilmente nos defeitos citados, por isso seu play rate é 14º.
Não acredita em mim? Confere ai: https://goo.gl/gRPnWI
Porém, ainda há esperanças para nós, Main ADC. A Riot já anunciou que está trabalhando no patch da classe dos Tanks. Foram anunciados rework em vários champions, até mesmo alguns clássicos como a Leona e o Amumu. Você acha que a Riot vai dar conta de reintroduzir os ADC's em uma posição boa no jogo sem acabar com os Tanks, tão OP no momento?
Porém, ainda há esperanças para nós, Main ADC. A Riot já anunciou que está trabalhando no patch da classe dos Tanks. Foram anunciados rework em vários champions, até mesmo alguns clássicos como a Leona e o Amumu. Você acha que a Riot vai dar conta de reintroduzir os ADC's em uma posição boa no jogo sem acabar com os Tanks, tão OP no momento?
Nenhum comentário:
Postar um comentário